Vídeo-reportagem: Brasil, terra de todos: A história de Paulo Lam

Em busca de uma vida melhor e fugidos da Guerra do Vietnã, Paulo Lam e sua família chegaram ao Brasil carregados de esperança para recomeçar
por
Isabella Pugliese Vellani
|
16/06/2022

Por Isabella Pugliese Vellani

Em junho de 2022, a foto que virou símbolo dos horrores da Guerra do Vietnã completou 50 anos. Em junho de 1972, o fotógrafo Nick Ut estava do lado de fora da aldeia de Trang Bang, quando a região foi bombardeada com napalm - uma substância altamente inflamável. O profissional, se virando para a estrada, viu um grupo de moradores fugindo do ataque. Entre eles, estava a jovem Kim Phuc Phan Thi, que corria nua e que gritava desesperadamente “Nóng quá, nóng quá” (muito quente, muito quente). Após tirar a foto, ele e seu colega de trabalho socorreram a menina com água.

foto guerra vietna
Foto que ficou marcada como símbolo da Guerra do Vietnã (Imagem: Domínio Público)

O conflito marcou a história e fez com que diversos vietnamitas, ainda durante a guerra, buscassem uma nova oportunidade de reconstruir suas vidas em novos países. Essa é a história de Paulo Lam, imigrante vindo do Vietnã: quando era apenas um garoto de 4 anos de idade, sua família decidiu se lançar ao mar, sem rumo, mas determinados a vencer. No Brasil, puderam se sentir novamente em casa! 

 

 

Tags:

Comportamento

path
comportamento

Política Internacional

path
politica-internacional