Restaurantes veganos que todos deveriam conhecer

Conheça dois espaços especializados no veganismo e entenda um pouco mais sobre essa nova onda alimentar e ideológica que vem ganhando força no mercado.
por
Júlia Pestana
|
05/05/2020

 

 

 

Muitos ainda tem receio quanto a ideologia, mas o restaurante Pop Vegan Food surpreende quando o assunto é variedade no cardápio. Localizado no Bairro Augusta (uma importante via arterial da cidade de São Paulo, ligando os Jardins ao Centro da cidade). O local possui um menu 100% vegano, sem nenhuma proteína animal ou ingredientes derivados. A feijoada vegana faz sucesso e desperta curiosidade (servida às quartas e aos sábados), e a pizza é um dos queridinhos dos clientes, servido todas as noite, com três tipos de sabores e todos a base de catupop*.

A ideologia do Pop Vegan Food vai além dos hábitos alimentares individuais, pois seu lema é a “democratização da comida vegana”, ou seja, às segundas, o preço do buffet é fixo (R$10) e o cliente senta em uma mesa compartilhada e pode comer à vontade. Este certamente é um exemplo de como colocar o veganismo em prática e ter resultados positivos na sociedade. A instrutora de Yoga Vitoria Shigematsu, de 22 anos, frequenta o restaurante e afirma sem pestanejar: “Sou a favor de um mundo mais igualitário, um mundo mais orgânico, um mundo onde o pequeno produtor seja visto com respeito.”

Da esquerda para direita: Pizza vegana meia brócolis e meia cogumelos; Garçom do Pop Vegan de costas mostrando o slogan do restaurante; Placa do lado de fora do restaurante.

 

POP Vegan Food

Endereço: Rua Fernando de Albuquerque, 144 - Consolação

Telefone: (11) 2157-4358 / (11) 2157-4359

 

Se o Pop Vegan Food é uma flor no asfalto, o restaurante Vegan & Co é um buquê inteiro na Avenida. Este está localizado dentro de uma vila, no Butantã, focada em incentivar hábitos mais conscientes da nossa relação com a saúde, os animais e o com o meio ambiente. Lá você pode se sentir em um cenário de uma sociedade ideal. Além das vendas de produtos artesanais e naturais, embaixo de uma árvore o cliente aprecia um prato de arroz sírio acompanhado de quibe vegano, e pode apostar, a última coisa que ele sentirá falta é da carne. Um espaço repleto de aprendizagem é um passeio perfeito para se fazer ao domingo com a família toda.

Essa mudança de hábitos é destacada pela dentista e cliente do Vegan & Co Sônia Cardim, de 58 anos. Ela que já superou um câncer de mama conta que descobriu em palestras que “ser vegetariano pode prevenir o câncer”. 

Da esquerda para direita: Eu (Júlia Pestana) experimentando espeto de carne de soja; Prato árabe vegano servido aos domingos; A Vila e o espaço de almoço no Vegan & Co.

Mahatma Gandhi disse, “Sinto que o progresso espiritual requer, em uma determinada etapa, que paremos de matar nossos companheiros animais, para a satisfação de nossos desejos corpóreos”. Sendo assim, comer ou não carne é apenas um questionamento diante de vários outros na sociedade, uma vez que o problema é estrutural, está na base a nossa vagarosa perda da alteridade, tanto com o humano, o animal e ou meio ambiente. Logo, o vegetarianismo não é uma opção e sim, uma responsabilidade com o ser humano individual e com a sociedade como um coletivo.

Vegan & Co

Endereço: R. Padre Justino, 653 - Vila Pirajussara, Butantã

Telefone: (11) 3721-4104

 *possui uma aparência de catupiry, mas é composto por extrato de soja, água, limão, sal e farinha.

Tags:

Gastronomia

path
gastronomia