O descaso da Conmebol com manifestações racistas no maior torneio do continente

No mês de abril cinco casos de racismo foram registrados em território sul-americano. Durante jogos da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-americana, torcedores argentinos cometeram atos racistas contra brasileiros.
por
Guilherme Campos, Mateus França, Pedro Alcantara e Tomás Furtado
|
26/05/2022

O futebol, como conhecemos nos dias de hoje, tem registros de sua existência desde 1830, passando por várias e várias mudanças sempre para tornar o esporte cada vez melhor e mais apaixonante. Já são mais de 200 anos em que o ser humano é completamente apaixonado por esta modalidade, onde o maior ícone de paixão genuína por este esporte é formado por multidões que doam suas vidas e seus corações por completo por seus times: as torcidas.

O que era para ser uma história linda e genuína infelizmente tem traçado rumos muito distantes do que gostaríamos, pois mesmo depois de mais de 200 anos do esporte e mais de milênios de existência do ser humano, muitas pessoas ainda sofrem diariamente com casos de racismos por todo o globo e o futebol e suas torcidas não ficam de fora.

Era de se esperar que com o passar dos anos a situação fosse melhorar, onde o respeito mútuo pelo próximo fosse maior que qualquer paixão fervorosa, porém somente no mês de abril deste ano, tivemos diversos casos de racismo em partidas da Libertadores da América em território brasileiro, onde torcedores imitam gestos animais, emitem sons e até arremessam alimentos contra a torcida adversária, e algo mais triste ainda é saber que em sua grande maioria das vezes, os torcedores que agiram desta forma saíram impunes, retornando para suas casas e no máximo pagando multas com a maior naturalidade e sem peso algum na consciência.

Para este episódio, conversamos um pouco com o pesquisador e professor da PUC-SP, José Paulo Florenzano, para entender sobre a história das torcidas, como elas surgiram e se tornaram este fenômeno em massa ao redor do globo, bem como suas paixões, rivalidades e outros momentos marcantes na história.

Além de Florenzano, também tivemos a honra de conhecer e conversar com o torcedor do Corinthians e membro da torcida organizada Gaviões da Fiel, Pedro Henrique Newton Smodic Restau, que relatou um dos acontecimentos em que esteve presente no estádio Neo Química Arena durante a partida contra o Boca Juniors, uma das situações racistas nos últimos tempos, e também ouvimos o advogado criminalista, Daniel Gars, que nos trouxe um pouco do papel da lei e suas aplicações em nosso país quando ocorrem casos de racismo e injúria racial.

Entenda todos estes casos e muito mais acessando nosso podcast "Não é só futebol" clicando aqui. 

Tags:

Esportes

path
esportes

Podcasts

path
OLD-padcasts