Mulheres de baixa renda têm mais dificuldade em participar da política

Especialistas apontam que uma das razões para a falta de representação feminina, em especial dentre mulheres com condições financeiras piores, é a dupla jornada

por
Maria Ferreira dos Santos e Sofia Luppi
|
08/12/2022

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), há ao todo 156.454.011 brasileiros aptos a votar nas eleições de 2022, e desse total, 53% são mulheres. Entretanto, esse número não se reflete nas candidaturas, uma vez que candidaturas femininas são minoria. 

 Em proporções nacionais, há 224 candidatos que tentavam ser eleitos para uma das 27 vagas de governador do Estado e dentro desse número, havia somente 38 mulheres concorrendo aos cargos.  

Essa situação fica mais acentuada em São Paulo, que tem o maior colégio eleitoral do Brasil. Entre as 10 pessoas em campanha para ser o novo governador do estado, havia somente uma única candidata. A ativista social Carol Vigilar do Unidade Popular (UP), que teve cerca de 0,38% dos votos válidos.  

Na Câmara dos Deputados esse cenário mudou das eleições de 2018 para as de 2022. Antes das 70 cadeiras de São Paulo na Câmara dos Deputados, 9 foram ocupadas por mulheres. Agora esse número aumentou para 14, representando 20%. 

Mulheres de baixa renda na política 

Entretanto, como observa Danusa Marques, professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, essa falta de representatividade afeta principalmente as eleitoras de baixa renda, que,  muitas vezes, não se enxergam nas poucas candidatas aptas.  

Isso porque há realidades de vida muito divergentes entre eleitoras e candidatas. “Quando há mulheres,  a maior parte delas  não têm a mesma trajetória, não compartilha de uma visão de mundo comum com as mulheres trabalhadoras, com as mulheres pobres, periféricas do Brasil”, elucida a docente. 

A falta de representatividade tanto de gênero quanto de raça e classe gera um afastamento das pessoas que não estão na atuação política. O fato de estar distante  não significa falta de interesse pelo debate.  

Pelo contrário, o que acontece, na verdade, é que o eleitorado feminino de baixa renda não consegue estar atento ao que está acontecendo no viés político devido à dupla jornada de trabalho, isto é, pela sobrecarga advinda da divisão sexual do trabalho. 

Marina Brito, doutora em ciência política pela Universidade Federal de Minas Gerais especializada na participação política de mulheres, explica que a dupla jornada de trabalho é quando uma trabalhadora tem tanto o desgaste com o emprego remunerado quanto com as atividades domésticas.  

Quanto a isso, a estudiosa esclarece que “há uma dificuldade em compartilhar essas responsabilidades familiares com companheiros” pois esses não sofrem uma pressão social para tal pois “aos homens não existe essa cobrança, a eles é esperado outro jeito de viver”. “Os homens têm muito mais tempo livre para participar politicamente não só na política  institucional como na própria militância, movimentos sociais, sindicatos”, completa. 

Estado de ‘viração’ 

Rosemary Segurado, pesquisadora e docente de ciências sociais da PUC-SP, ressalta que  dentro desse grupo há mulheres em famílias monoparentais que são, de fato, as únicas responsáveis pela renda e pelos cuidados, dificultando ainda mais seu envolvimento político. Segurado utiliza o termo “viração” para tratar disso. 

Segundo Segurado, esse conceito acaba por definir a vida cotidiana de uma trabalhadora cercada de preocupação. Um exemplo comum nos dias de hoje é a inserção no mercado de trabalho informal, onde direitos trabalhistas e um salário precário são a realidade e, a partir disso, a mulher precisa “se virar” para conseguir sustento. 

São nessas circunstâncias da “viração” que vive Josidalva Silveira, agente de higienização, que para chegar ao emprego que fica no bairro de Perdizes, zona oeste de São Paulo, pega três conduções e chega em casa somente às 23h. Nesse horário, por exemplo, os debates e entrevistas que passam na televisão já estão ocorrendo. Silveira acredita que se não tivesse uma rotina tão cansativa conseguiria acompanhar e entender melhor de política.   

Como essas mulheres enxergam a política? 

Já Aparecida de Oliveira, auxiliar de faxina, enxerga a política de maneira intrínseca ao período eleitoral. “De quatro em quatro anos acontece a política”, declarou. Eloides Matias, colega de trabalho de Oliveira, declarou não entender de política, mas procura saber sobre, “ ler mais, ver as propostas''. 

Apesar disso, Matias afirmou não saber quais eram os planos de governo dos candidatos ao governo de São Paulo, isso há menos de um mês para o dia das eleições. “Ainda não, ainda não tive tempo de ver as propostas. Por conta do meu horário [de trabalho] não tive tempo”, finalizou. 

Quatro coisas específicas unem essas mulheres: a condição de baixa renda, a sobrecarga, falta de tempo e a indecisão acerca de seu voto mesmo com a proximidade das eleições.  

Tendo isso em vista, Marques completa. “A decisão do voto está orientada pelas informações e pelas condições que as pessoas têm para tomar essa decisão. Então, se a pessoa não tem boas condições, ela não tem informação, não tem tempo para pensar, não tem nada. Vai seguir como se fosse uma coisa desimportante”.  

Outro ponto interessante sobre o perfil eleitoral desse grupo é a perspectiva acerca das políticas públicas. Quando questionadas a respeito, Josidalva Silveira e Aparecida de Oliveira responderam que essas ações não as afetam em nada, nem sequer notavam essas políticas públicas. Matias seguiu com o mesmo raciocínio: “Não sei te dizer por que não me afetam. Eu não consigo ver muita coisa, mas eu sei que afetam muita gente”. 

Essa “muita gente” que Matias cita deveria, em tese, corresponder a elas também. As mulheres de baixa renda, inclusive, são as pessoas que mais utilizam o serviço público, segundo as pesquisadoras.  

Segurado compreende que “quando elas dizem ‘Eu não sinto que a política pública chega a mim’,  nós estamos falando do posto de saúde, da escola pública, é que ela nem identifica isso como política pública pela precariedade dessas ofertas”. A docente ainda acrescenta que as mulheres são o principal público de políticas públicas pois normalmente são designadas, pela sociedade, a zelar e gerenciar a vida de seus familiares.  

Sob essa perspectiva, Segurado afirma que “elas querem ser cuidadas pelo Estado para que elas possam cuidar também dos seus com algum nível de qualidade”. A docente ainda ressalta que, por passar pelos em serviços públicos, a mulher querendo ou não, torna-se um ótimo parâmetro para se saber como essas ações estão atuando de fato.  

As mulheres que se encontram nas classes mais baixas têm um perfil eleitoral heterogêneo. Quase todas elas se encontram em trabalhos terceirizados ou informais, costumam ser o sustento da casa e possuem uma dupla jornada em seu cotidiano que impede de estarem, na opinião delas próprias e de especialistas, ativa nas questões políticas.  

Por isso, traçar sua intenção de votos ou viés político é tão complexo. Sobre a ausência delas em espaços de poder, Marina Brito declara: “Para uma mulher dessas conseguir se eleger, ela precisa mover montanhas”. 

Tags:

Cidades

path
cidades