Machismo e violência no trânsito começam na habilitação

Relatos de mulheres que sofreram violência sexual e psicológica durante suas aulas práticas de direção
por
Fernanda Fernandes
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27/06/2022

Por Fernanda Fernandes 

 

Era uma conquista estar indo tirar a carta, pois isso só foi possível por fruto de seu trabalho. Lavínia se dedicou como menor aprendiz e juntou dinheiro para a habilitação. Por já ter passado por violências ao longo de sua vida, tinha um certo receio de ficar em um carro com um homem. No dia 13 de setembro de 2020, era a sua primeira aula. Tomou um banho demorado, pois ficava pensando o que poderia acontecer neste dia, mas foi. Ao entrar no carro, Lavínia alega já se sentir desconfortável, pois o instrutor começou a elogiá-la constantemente. Ele dizia: “Você é muito linda”, “Que pele maravilhosa”, “Que cabelo lindo”.

No primeiro momento ela achou estranho, mas pensou que ele estava querendo criar uma intimidade, de uma forma invasiva, mas entendeu. Com o passar das aulas os elogios foram aumentando, e novas atitudes começavam a surgir.

Lavínia relata que em um dos dias, o instrutor pediu para ela tirar uma foto da folha que continha a explicação sobre as infrações de trânsito, e na hora de tirar a foto ele passou a mão na coxa dela. No momento Lavínia ficou sem reação, paralisada, só conseguia olhar para a tela de seu celular, e sem saber o que fazer, disse para continuarem a aula.

Quando começavam a fazer a baliza, ele falava para ela: Lavínia se você acertar a baliza eu mereço um abraço, se você errar, você também merece um abraço. Eu gosto de dar prêmios aos meus alunos.

Lavínia explica que o instrutor partia para cima dela, sem sua permissão. “Eu nunca falei que podia, eu tentava fugir. Só que eu ficava, será que isso está acontecendo ou é coisa da minha cabeça, será que ele realmente está sendo invasivo ou eu estou inventando. Minha intuição dizendo que era um assédio, mas minha bondade falando que era coisa da minha cabeça”.

Com dúvida e com esperança de que a próxima aula poderia ser melhor, Lavínia foi em mais uma. Era um dia muito chuvoso, ela conta que não dava pra ver nada, nem com o para-brisa na velocidade maior, e nesse dia ele a levou para uma rua sem saída.

Em seu relato ela afirma que foi desesperador. Indo em direção do final da rua, ele andava a menos de 10 km/h e não parava de olhar para ela. Com medo, ela pensava em como poderia reagir. “Eu não posso dizer que a intenção dele era me estuprar, mas deu a entender muito que era isso”.

Mas ao chegar no final da rua, o alívio veio, quando enxergaram três homens tendo aulas de moto. Nesse momento, o instrutor mudou seu comportamento – para disfarçar – e Lavínia pediu para trocarem de lugar e começarem a aula – na qual ela não conseguiu dirigir por medo.

Assustada, mas também com coragem, a moça que na época tinha 19 anos, parou as aulas, enviou um relato para a autoescola – que fez pouco caso da situação – e publicou também em suas redes sociais, o que gerou muita repercussão e descobertas. A partir de sua publicação, mais de vinte casos de assédio na mesma auto-escola começaram a surgir. Samantha foi um desses.

Como sempre quis dirigir, ao completar 18 anos ganhou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de presente dos seus pais. Mas por já ter sofrido assédio em outros momentos da vida, estava receosa. Sua terapeuta a incentivou a enfrentar seus medos e não se privar de fazer aulas com um instrutor homem, mas como ainda não se sentia completamente preparada Samantha preferiu fazer as aulas com uma mulher.

Para conseguir agendar com a instrutora, demorou muito mais tempo, pois era a única mulher da autoescola. Mas ela não se importou, esperou e fez suas aulas com tranquilidade – que segundo ela foram fantásticas.

Porém em um dos dias em que tinha duas aulas, o sistema da autoescola estava quebrado e ela não conseguiu registrá-las como feitas. A partir disso, teve que repor as aulas perdidas. Como não queria esperar tanto tempo e estava ansiosa para pegar a habilitação logo, deu a chance de fazer com um homem.

Na primeira reposição tudo ocorreu bem – tirando o fato dele ficar apenas no celular e não dar atenção a o que ela estava fazendo. Já na segunda aula, como Samantha estava tendo dificuldades com a baliza, ele disse que iria ensiná-la a fazer.

Sentado no banco do passageiro, e Samantha no do motorista, ele começou a virar o volante ele mesmo. “Nesse momento ele encostou no meu peito várias e várias vezes, as primeiras vezes com o braço, como se fosse sem querer”.

Samantha relata que por ter os seios grandes e por causa do banco estar perto do volante, mesmo incomodada, relevou. Mas depois percebeu que quando ele tirava a mão do volante ele passava em seu seio. Ao perceber, ficou paralisada e sem reação, mas por não ter certeza se havia ocorrido de propósito ou acidentalmente, não tomou nenhuma atitude.

Depois de dois meses, após já ter finalizado o seu processo de habilitação, ela viu o relato da Lavínia nas redes sociais. “Uma amiga minha me enviou a publicação e disse: foi o mesmo instrutor que te deu aula? E na hora eu não sei explicar, naquele momento eu pensei aquilo realmente aconteceu, não era coisa da minha cabeça”.

Samantha relata, que foi assustador, ao perceber que era o mesmo instrutor sua ficha caiu. E então ela se sentiu invadida e desrespeitada. 

Após ver a publicação, ela expôs o seu caso para Lavínia, e juntas foram até a autoescola falar com o dono e lutar por justiça. A autoescola, que fica localizada na Vila Sônia ficou se justificando, e colocando as vítimas como culpadas da situação. Mas após um período, o instrutor foi demitido.

Samantha abriu um boletim de ocorrência na justiça, mas até o momento não teve respostas. Lavínia também pretende abrir. Os ocorridos uniram as duas, que construíram uma amizade que prevalece até hoje. O apoio foi fundamental e durante a entrevista elas mostraram que ficam felizes em poder ajudar mulheres com os seus relatos, além de se sentirem muito corajosas em denunciar e expor a situação.

“Sozinha eu não teria feito nada, com ela eu tive muito mais força” conta Samantha.

Agressividade e menosprezo

Além do assédio, a violência também se faz presente em atitudes grosseiras e falas machistas, que desestimulam e menosprezam o conhecimento e a credibilidade das mulheres.

Era sua penúltima aula, o nervosismo e medo da prova prática estavam cada vez maiores, e a insegurança também tomava sua cabeça. Mas o que já era um grande problema, se tornou ainda maior após esses dois dias.

Enquanto dirigia, o instrutor de Rafaela que sempre a tratou bem, conversava sobre diversos assuntos cotidianos, o que para ela era tranquilo e até a deixava menos nervosa no momento de dirigir. Porém, existem assuntos e assuntos, e aqueles que – às vezes – não cabem, a política é um deles.

Estava no meio da aula quando o instrutor começou a perguntar para Rafaela sobre o presidente do Brasil e as próximas eleições, ela até pensou em não comentar, mas não aguentou, seguindo com a conversa e trazendo suas pontuações em relação a política atual.  

Os minutos foram passando e o clima já não era o mesmo, estava tenso e as opiniões divergentes ecoavam, o que fez Rafaela querer encerrar o assunto, mas ele não parou e continuou falando até o final da aula. Após o ocorrido, ela ficou um pouco desanimada para o próximo treinamento, por ter se incomodado com as afirmações que escutou, além de perceber o quanto isso afetaria o dia seguinte. 

Sua última aula chegou, e como já esperado, o professor mudou completamente. As risadas e o jeito simpático de conversar, se tornaram caras fechadas e frases secas. Desconfortável com a situação a jovem de 18 anos seguiu o caminho quieta, até que, quando menos esperava, o instrutor começou a falar novamente sobre política em tom de provocação e insinuando que a mulher não sabia o que estava dizendo, por ter pouca idade e que ela precisava ler mais.

Ao chegar ao local da aula, Rafaela se sentou no banco do motorista e começou a dirigir como sempre fazia, até que em meio a troca de marchas e disparadas de setas, começou a ouvir em tom agressivo “Rafaela não é assim”, “Rafaela você está errando pois não está me escutando”. As correções do instrutor, que nas primeiras aulas afirmavam “Fica tranquila, você está aqui para aprender”, começaram a ser rudes. Com o nervosismo de ser a última aula, o desconforto em ter que ouvir que não tem competência para ter suas próprias ideias, além das grosserias, Rafaela não aguentou, com a cabeça cheia, parou o carro, respirou e começou a chorar. Ao ver as lágrimas, o instrutor, outra vez, muda completamente, mas agora soa como preocupado e diz para irem embora.

Contando sobre o fim da história, Rafaela com raiva diz “No caminho de volta após o choro passar, o professor virou para mim e disse para eu ficar tranquila, pois mulher é assim mesmo, quando não consegue fazer alguma coisa, senta e chora”.

A experiência de escutar uma frase machista também aconteceu com Larissa, que sempre teve o sonho de dirigir, pois quando era pequena seu pai a colocava no colo enquanto estava ao volante. A jovem comenta que fez suas aulas práticas com um homem, mas que tudo ocorreu bem. Diferente dos outros relatos, esse caso ocorre na Rua do Carmo Marialva Aranha, local em São Paulo, onde ocorrem as provas práticas do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Ansiosa e com medo de ser avaliada, lembra que pegou uma fila quilométrica e não parava de andar de um lado para o outro. Com um pouco de agonia de falar do ocorrido, ela explica que depois de 2 horas esperando, chegou a sua vez. Ao entrar no carro, deu bom dia ao avaliador, e o silêncio ecoou, sem resposta começou a arrumar o cinto, retrovisor, banco, até que escuta: eu não tenho todo tempo do mundo para esperar não viu, se continuar lerda assim não vai dar.

Tentando manter a concentração, não quis que isso a desestabilizasse e então seguiu com calma. Ligou o carro, saiu, fez baliza, a primeira parada, tudo perfeito, sem nenhuma pontuação, o que a deixou mais confiante.  Quando estavam chegando próximo da última rua, o avaliador comentou que ela estava ficando muito perto dos carros da direita e que se ela continuasse assim ele iria reprová-la. “Presta atenção eu não vou falar de novo” era o que ela ouvia, enquanto pedia desculpa.

Quanto mais perto do final da prova, Larissa começou a ficar mais nervosa com medo do último estacionamento. “Eu lembro que enquanto eu estava esperando na fila, eu vi a quantidade de pessoas que foram reprovadas exatamente ali na guia, e isso me deixou extremamente tensa” conta.

E foi o que aconteceu, ao estacionar e pisar o pé no freio, sentiu o pneu encostando na calçada. Nessa hora de frustação e indignação com o erro no último momento, ela relata com raiva e tristeza “Eu fiquei morrendo de vontade de chorar, eu lembro que eu só queria pegar o papel e ir embora. Mas o instrutor olhou para mim, assinou o papel e disse: viu Larissa, você reprovou pela sua incapacidade, eu te avisei que você estava perto dos carros, você está reprovada por sua causa". Chorando ela saiu do veículo.

 

O machismo de outro ângulo

Lindomar Costa, instrutor teórico e prático credenciado pelo Detran, atualmente ministra aulas para pessoas que têm medo de dirigir, e por 85% de seus alunos serem mulheres, conta em entrevista que para muitas esses medos são decorrentes de traumas e experiências negativas dirigindo.

Mas além das problemáticas presentes dentro da autoescola, ele traz uma outra perspectiva do machismo. Lindomar afirma ter percebido ao longo dessa trajetória de instrutor, principalmente para habilitados, que muitas mulheres casadas deixam de dirigir por conta de seus maridos, que preferem ter um domínio sobre elas e não as incentivam a tirar a carta de motorista. Dizem, “eu te levo, não se preocupa”, criando assim uma falsa proteção e as impedindo de ter uma liberdade.

O instrutor comenta que outro problema ocorre quando os maridos tentam ensinar as mulheres a dirigir, “Muito dos medos dessas mulheres vem de experiências desastrosas, por exemplo, tentou aprender com o marido e ele grita, chama ela de burra”.

Em relação ao assédio, ele relata que já escutou o relato de várias alunas que foram assediadas na autoescola, a ponto de desistirem de fazer as aulas. “A pessoa deposita toda a confiança dela no instrutor e de repente ele desmorona toda aquela expectativa. É uma decepção para a aluna, que acaba desistindo de tentar dirigir” comenta.

Ao longo da conversa, ele acrescenta que durante o curso de instrutor teórico e prático do Detran, é abordado o comportamento do instrutor, o que ele pode e não pode fazer, além da temática do assédio. “Eles abordam de uma forma bem clara e ensina realmente qual que é o papel do instrutor, como ele deve se posicionar”. Segundo o instrutor, uma das coisas ensinadas durante o curso é que o professor não pode andar com o braço atrás do banco do aluno, que a mão deles tem que estar sempre na perna, e que é proibido qualquer assunto que não seja direcionado a aula.

Perigo constante?

"Mulher no volante perigo constante". Essa é a clássica frase dita por homens para diminuir a capacidade de dirigir das motoristas. Porém, com um novo olhar e mergulhando fundo em relatos é possível ressignificar essa afirmativa tão corriqueira, pois de fato, sim, mulher no volante perigo constante. Mas em qual contexto?

O perigo está presente quando a mulher se senta em frente ao volante, mas ele ocorre quando um homem desconhecido está do seu lado. Esses são apenas alguns dos diversos relatos existentes, esse problema não é pontual, não é pequeno, ele é realmente constante, causando traumas e impedindo que muitas mulheres se tornem independentes e dirijam as suas próprias vidas.

Todos os dias querem podar e desestimular as mulheres, mas a denúncia precisa acontecer para que assim como, Lavínia e Samantha se ajudaram, outras mulheres possam ser salvas. A frase machista ganhou um novo significado ajudando a compreender que a violência e o machismo no trânsito começam muito antes da carteira de habilitação.

 

 

 

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