Life Coach: uma ferramenta de aconselhamento pessoal

A base fundamental do curso, “ouvir”. Ouvir a dor, a tristeza, a alegria e a felicidade de cada um, uma experiência única, que não pode apenas ser descrita em palavras.
Ronaldo Pinho
22/06/2023

Por Ronaldo Pinho

Em uma sala escura com mais de 100 desconhecidos, onde todos “buscam” o mesmo propósito e em tão pouco tempo já estamos todos conectados. O primeiro dia você já entra em conexão com todos lá dentro e no último praticamente tornam-se “irmãos”, compartilhando coisas pessoais que machucaram, que afetaram e afetam até hoje. Coisas que jamais se falaria para uma só pessoa se compartilha com muitas outras.

Cada sessão, há conexões mútuas e se conhece a vida tanto profissional como pessoal, se aprende o ouvir, do escutar o próximo. Essa é a base fundamental do curso, “ouvir”. Ouvir a dor, a tristeza, a alegria e a felicidade de cada um, uma experiência única, que não pode apenas ser descrita em palavras.

Há reza, independente da crença ou não em uma força maior, ou seja não se usa religião ou crença ou palavras da bíblia, apenas as palavras necessárias em cada sessão. O principal foco é se reconectar consigo mesmo. Muitos estão lá para isso, mais outros apenas para começar uma “carreira nova”.

Mais afinal, o que é e de onde surgiu? É um processo em que um profissional certificado orienta um cliente através de técnicas e métodos voltados para o desenvolvimento pessoal ou profissional. Essa orientação acontece por meio de sessões, que podem ser encontros pessoais ou por programas ou aplicativos de videoconferência. O ponto principal é dar ferramentas para que a pessoa tenha um caminho para o sucesso profissional e pessoal.

O coach surgiu na tradicional Universidade de Oxford, na Inglaterra, em 1830 como um termo informal para designar professores que atuavam quase como tutores de determinados estudantes. Eles ofereciam a alunos com dificuldade uma orientação especial para superarem obstáculos, como um exame difícil que vinha pela frente. Aquela era, no entanto, uma relação informal, uma gentileza de professores desejosos que seus alunos alcançassem seu potencial máximo.

A formação em coaching ainda não foi aprovada pelo Ministério da Educação, e por esse motivo qualquer empresa de treinamento e cursos pode formar um profissional aqui no Brasil. Isto é muito perigoso, já em alguns países como EUA e Inglaterra, os Cursos de Formação são registrados como profissionalizantes na área de humanas junto às Universidades que oferecem os cursos de Psicologia.

Dados de maio de 2021 mostram que a Internation Coach Federation - ICF está presente 145 países, com o total de 36,848 membros. Igualmente tem 26,345 profissionais credenciados em 119 países.

Para receber credenciais é preciso ter formação específica em coaching e experiência comprovada, além de realizar o teste Coach Knowledge Assessment (CKA). A ICF tem representações em mais de 70 países através de seus mais de 130 Capítulos (Chapters). No Brasil, somos 662 membros e 196 coaches credenciados. E temos representações em 11 estados: BA, DF, ES, MG, MS, MT, PE, PR, RJ, RS e SP.

A atividade de coaching é crescente em todo o mundo como um poderoso recurso para o desenvolvimento humano como demonstra estudo da “ICF Global Consumer Awareness Study – Brazil”). No mundo, em especial em países onde o coaching é consolidado, a exemplo dos EUA, Inglaterra e Austrália, a atividade tem um conceito claro e mais homogêneo para contratantes.”

Muitas celebridades entram nesse mundo também, como Oprah, Leonardo DI Caprio, e muitos famosos brasileiros também procuram essa ferramenta. No caso do cantor da dupla “Vitor e Leo, hoje se tornou um Coach e palestrante no Brasil.

Ter sonhos e metas são pontos bastante abordados por eles, que busca motivar as pessoas a fazerem a diferença e correrem atrás de suas realizações pessoais e profissionais.

De uns anos para cá começou a surgir “conselheiros”, muitas vezes carentes de uma formação no meio. Isso acabou fazendo com que profissionais despreparados passassem a ter um certo poder aos que precisam de ajuda.

Para começar, é preciso compreender que os pontos negativos não estão ligados aos problemas da prática, mas sim ao mau uso das técnicas e da postura de muitos profissionais. Para cada profissional de qualidade, existem tantos outros que não possuem o mesmo desempenho. O problema é que o termo se tornou banalizado e hoje já traz até mesmo associações negativas na cabeça das pessoas como, “mude de vida em 1 mês”, “realize seus sonhos em 1 ano” ou “aprenda como ser feliz”. Entretanto, como tudo que cresce rapidamente, isso passou a colecionar alguns feitos negativos, se é que assim podemos dizer.