Por Thomas Fernandez
Na Rua Augusta as luzes do bar Vitrine piscam em sintonia com o som dos controles. É uma noite de terça-feira e, como toda semana, o ambiente se transforma em uma pequena arena: jogadores posicionam seus consoles, conectam controles e afinam os reflexos. Ali, acontece o torneio semanal de Super Smash Bros. Ultimate e Melee, organizado pela Team Dash. Não há arquibancadas lotadas ou grandes prêmios em dinheiro, mas há algo mais poderoso: o sonho de viver dos jogos.
No meio da multidão está Theo Levi, 24 anos, conhecido como Pastel. Os olhos atentos à tela denunciam sua paixão pelo jogo. Embora alimente o desejo de se tornar um jogador profissional, ele reconhece os limites do cenário atual no Brasil. Por isso, começou a atuar como organizador de torneios no ambiente universitário, com a esperança de, futuramente, se consolidar no meio profissional. Vê nessa trajetória uma forma de unir sustento e paixão, além de contribuir para que outros jogadores tenham a chance de alcançar esse mesmo sonho.
A história de Theo se entrelaça com a da própria Team Dash. Luis Fernando Torriello dos Santos, 29 anos, mais conhecido como Phoca, relembra que os torneios começaram por iniciativa própria, após os antigos organizadores abandonarem seus projetos. Em 2014, reuniam cerca de 30 jogadores por mês, um grupo fiel que aos poucos foi crescendo, trazendo novos participantes. Hoje,os campeonatos semanais reúnem cerca de 60 jogadores, enquanto os mensais chegam a 80. Em 2016, realizaram um evento que atraiu mais de 200 pessoas, incluindo jogadores de fora do País.
No entanto, manter essa estrutura ativa exige investimento, geralmente saído do próprio bolso dos organizadores. Um campeonato de médio porte requer pelo menos dois setups completos – consoles, monitores e cópias do jogo – o que representa um custo inicial de cerca de R$3.500, sem contar os gastos extras com transporte, alimentação e organização. Muitos projetos acabam não resistindo a essa carga. Mesmo assim, o cenário brasileiro de E-sports mostra sinais de amadurecimento. Além dos torneios, iniciativas como o BrAT – Brazilians Against Time – têm ampliado o alcance do universo gamer. O evento de speedrun, realizado durante o carnaval, arrecadou aproximadamente R$20.000 para a APAE, demonstrando o potencial da comunidade em mobilizar apoio e gerar impacto social. Também se tornou uma vitrine importante para jogadores que desejam ingressar na criação de conteúdo e buscar visibilidade além da competição.
Enquanto títulos consagrados como Counter-Strike e League of Legends atraem investimentos milionários e audiências internacionais, outras comunidades lutam para se manter vivas por meio do esforço coletivo. As universidades começam a se interessar pelos E-sports, formando times e promovendo campeonatos estudantis, o que abre espaço para uma possível profissionalização futura. Para muitos desses jovens, um jogo é muito mais do que um jogo. É carreira, é comunidade, é resistência. O Brasil talvez ainda esteja nos estágios iniciais dessa corrida global, mas seus jogadores e organizadores seguem insistindo, sonhando e construindo – um campeonato por vez