Por Rodolfo Dias
Era um domingo ensolarado, não daqueles que é necessário procurar um refúgio para escapar dos raios escaldantes do sol, mas dos que obrigam abrir a janela de casa para respirar fundo e sentir uma brisa leve bater no rosto. Na zona Leste de São Paulo, a rua Bom Pastor transmitia a agitação e energia que estes dias merecem. Cortando o bairro do Ipiranga, a via tem uma grande variedade de destinos gastronômicos que atraiam todo tipo de público. Um dos mais visitados entre eles era o Hambúrguer do Seu Oswaldo. A lanchonete em si não chamava muita atenção. Sua fachada era extensa e dividida por uma coluna de concreto. De um lado, um vidro protegido por uma grade de metal para evitar os incômodos externos e do outro, um espaço de livre circulação para entrar no estabelecimento, tudo isso coberto por um toldo azul marinho velho e desgastado pelo clima e pelo tempo. O cheiro de carne temperada pairava pelo ar e o mar de pessoas do lado de fora não permitiam uma análise tão simplória do lugar.
Em 2023 a lanchonete viralizou nas redes sociais Instagram e TikTok em vídeos de pessoas visitando restaurantes e analisando os menus oferecidos por eles. Como conta o influenciador digital João Gomes o que desperta o interesse do usuário é a sensação de descoberta e curiosidade, o sentimento de "desbravar novos territórios" da gastronomia. No caso do Seu Oswaldo e de muitos outros locais da "velha guarda" a ideia de encontrar algo tradicional que escapa da mesmice atrai a nova geração de consumidores que buscam nos ambientes digitais as opções que julgam serem melhores.
Um funcionário na porta anotava os pedidos antes do cliente entrar, prática incomum para lanchonetes centenárias como aquela. Perguntado sobre o motivo respondeu que o fluxo de pessoas era tão grande que a equipe precisava de mais controle dos pedidos antes do cliente ir para o balcão ou para sua mesa. Assim, foram chamados um por um daqueles que buscaram o "Seu Oswaldo" naquela tarde de domingo. O ambiente simples, aconchegante e sem parafernalhas estava mais uma vez lotado de hambúrgueres e de seus consumidores.
Do lado de lá do balcão o show não podia parar. Cada artista tinha sua função que quando bem executada, mostrava a harmonia da equipe e o motivo do lanche ser tão bem feito. Quem comandava os funcionários era Sebastião. Seus cabelos grisalhos denunciavam a experiência de 59 anos de vida. levava apoiado em seu ombro um pano de prato branco para eventuais necessidades e uma caneta azul de prontidão para anotar pedidos. Nunca ficava parado. Às vezes atendia algum cliente, às vezes auxiliava os funcionários mas na maioria do tempo não estava a vista da clientela, sabia exatamente o que era necessário para o lugar funcionar.
O movimento da hamburgueria é visto com orgulho por Sebastião, que credita ao tradicional boca a boca tal feito. Considera que as redes sociais são importantes, mas questiona onde elas estavam há 20, 30 anos. O que faz os clientes voltarem é o bom atendimento e a qualidade dos produtos, tudo é montado com carinho porque o objetivo é fazer eles voltarem e sempre voltam.
Em contraposição a tradicionalidade e experiência de Oswaldo, uma das mais faladas do momento dos criadores de conteúdo é a rede de hamburguerias do açougueiro e influencer Domingos Neto, conhecido como Netão. A Burgers Bom Beef promete a rapidez das redes de fast food com a sofisticação dos restaurantes mais chiques, parece querer mesclar o que há de pior dos dois mundos, a precariedade gourmetizada com preços altos.
De portas abertas - literalmente abertas - a loja parece um galpão. Um portão de alumínio de cima a baixo elimina o conceito de portas, é aberto a todos! Carrega uma temática minimalista harmonizando preto e laranja, dando destaque para fotografias dos produtos e uma parte da história de superação de Netão. Apesar da variedade de lanches, nada chama muita atenção e o sabor desanima qualquer aventureiro que busca algum diferencial.
Sem filas e com muitos lugares sobrando, a interação dos poucos clientes que estavam no local aconteceu com alguns totens de autoatendimento que ficam logo na entrada. É a partir deles que se escolhe o pedido, anota suas preferências e finaliza o pagamento. Algum funcionário deixa o lanche no balcão e o número do pedido aparece em uma pequena televisão. Pronto! Esta concluída a experiência no Burgers Bom Beef.
João Gomes visita frequentemente o Hambúrguer do Seu Oswaldo e aquele domingo foi sua primeira vez na loja do Domingos Neto. A comparação entre eles foi tão evidente quanto a diferença de ambiente, cuidado e qualidade. O que faz tal comparação ser tão imediata parece ser o mesmo motivo que coloca a lanchonete que está na ativa desde 1966 em evidência independente das transformações sociais. Qualidade não envelhece, cuidado e pessoalidade são duas das principais características que formam bons comércios e firmam relações, relações que mostram a importância da tradição e da experiência.