Cracolândia paulistana entra em destaque nas eleições estaduais de 2022

Desde março deste ano, diversas operações policiais acontecem na região para combater o tráfico de drogas no Centro de São Paulo. O foco era dispersar a Cracolândia da Praça Júlio Prestes; agora, os usuários estão espalhados em pelo menos 16 pontos da cidade
por
Gabriella Maya, Giovanna Crescitelli, Guilherme Campos e Julia Nogueira
|
08/12/2022

A Cracolândia em São Paulo voltou a ser pauta de propostas de “resolução” no debate, a poucos meses da eleição tanto âmbito do Legislativo quanto do Executivo. Por conta das sucessivas tentativas de acabar com a situação, gerou-se uma nova dispersão dos moradores, piorando de forma abrupta a situação tanto das pessoas que ali vivem quanto a vida desta população excluída. 

Em junho deste ano, o vídeo de uma mulher sendo agredida por agentes da Guarda Civil Metropolitana a golpes de cassetete e gás lacrimogênio viralizou e gerou grande repercussão na mídia. O fato ocorreu na região da Santa Cecília, onde a Cracolândia se concentra após a última grande ação das polícias na cidade de São Paulo.

Violência policial se tornou um dos artifícios do Estado para tentar responder de maneira rápida às Cracolândias. Mas, como de acordo com a jornalista e doutora em Ciência Política pela PUCSP, Deysi Cioccari, tentar resolver pautas como essa de maneira rápida e sem “tratar a raiz” é um problema da política brasileira: “É um processo a longo prazo, social, e não do dia pra noite e isso não dá voto”, explica.

Fernando Haddad, do PT, defendeu durante os debates e em sua campanha que “o que tem dado certo no mundo é um programa que envolve teto, tratamento e trabalho”. O Programa de Braços Abertos, criado por ele, e posto em prática durante seu governo na Prefeitura de São Paulo em 2014, previa a oferta de moradia em primeiro lugar para os moradores da Cracolândia, sem nenhuma espécie de condicionante, e ofertava trabalho em alguns serviços de zeladoria, como a varrição de ruas.

O atual governador e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB), afirmou que a Cracolândia precisa de "ação e tratamento para dependentes químicos e ação policial".

Para Tarcísio de Freitas, do Republicanos, suas propostas aplicam uma política de "valorização do profissional de segurança pública, acolhimento, assistência jurídica, médica e habitacional, assim como a revitalização dos centros das cidades, e habitação". O candidato acredita que a o problema da Cracolândia é um problema do estado precisam de uma união de políticas públicas.

Como criar soluções eficientes para a questão?

Para Daniel Mello, militante d'A Craco Resiste - um coletivo autônomo que atua contra a violência policial na região - o projeto piloto da prefeitura do governo Haddad foi uma iniciativa pequena para o tamanho do problema. Daniel afirma que as propostas "têm que ocorrer na direção de cuidar das pessoas e não atacar as drogas. Essas propostas policialescas existem porque existe uma força política em torno disso”.

O coordenador do programa Pão do Povo da Rua - que atua distribuindo alimento para a população de rua -  Ricardo Mendes, diz que “soluções prontas e editadas para agradar e esconder para baixo do tapete a realidade, podem se tornar marketing eleitoreiro”.

Segundo Deysi Cioccari, pautas como essa acabam entrando num âmbito genérico, porque para entrar na especificidade do assunto, o candidato tem que mostrar se sabe do assunto ou não. Cioccari também relaciona o tema com a “espetacularização” da sociedade, e como a mídia com “programas específicos de televisão glamourizam a violência”.

O militante da Craco Resiste também aponta que resolver a Cracolândia passa por aspectos estruturais da nossa sociedade. Segundo ele, é preciso entendê-la não como necessariamente um espaço de uso de drogas, e relembra que “vão para Cracolândia pessoas que não encontram outros espaços na cidade”.
Uma pesquisa da Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas, realizada em 2019, mostrou que apesar dos 31,2% dos entrevistados afirmarem que estão na Cracolândia pela disponibilidade da droga, existem 13,2% de pessoas abandonadas pelas famílias.

Daniel complementa citando pessoas com transtorno mentais que não podem ficar com a família, pessoas que saem do sistema prisional e não têm oportunidade de emprego, ou que foram expulsas de casa.
Para o militante, tudo isso parte para uma situação de que quando a pessoa está na rua, a droga acaba substituindo a comida, por exemplo. E tentar resolver a questão somente como política de drogas não é o caminho: “Só tirar o crack não resolve nada”.

Em de julho de 2022, a prefeitura de São Paulo divulgou resultados da operação policial Sufoco. Segundo Ricardo Nunes, prefeito da capital, “os primeiros resultados da Operação Sufoco mostram que a ação também está sendo bem-sucedida. Com o pacote de modernização da PM e a ampliação do efetivo da GCM, com o concurso que está sendo realizado, além de outros investimentos, a cidade terá condição de atuar com ainda mais eficiência no combate ao crime e na proteção das pessoas". 

O que dizem os candidatos ao cargo de deputado (a) de São Paulo:

A candidata Carina Vitral, do PCdoB-SP, que defende bandeiras do campo da esquerda política, explica que esse “drama social” precisa ser combatido com múltiplas medidas que combinem redução de danos, acolhimento às vítimas e políticas sociais, educacionais, econômicas, ambientais, e outras que assegurem vida digna a toda a população.

A candidata Déia Zulu AfroFuturista, do PT, que diz que a Cracolândia, que deveria ser uma praça de eventos, acabou sendo “um ponto focal das dificuldades da cidade em resolver os seus problemas”. Déia critica os governos anteriores, e pontua que um governo que não olha para as pessoas piora isso situações como essa. “Nos governos Dória, Covas, Nunes, o que fizeram foi juntar GCM e a PM para jogar água fria nas pessoas durante o inverno. Eles precisam entender que é um problema de saúde pública.”

Como meios para solução, Déia Zulu afirma ser necessário realizar uma força-tarefa entre as assistências sociais da prefeitura e do estado, para conseguir ter acesso à dados, e saber da onde essas pessoas vieram, e tentar realocá-las num local de convivência. Déia ainda questiona o motivo de tanta demora para que isso seja feito, já que segunda ela, o centro da capital está com diversos prédios vazios, fechados e abandonados.

A mesma comenta ainda, sobre o rombo familiar existente naquele local:  “Tem gente que vai precisar se restabelecer, como pai, como mãe” E afirma que assistência social, que inclui psicólogos e médicos, é a primeira fase para a reestruturação social. “A gente não pode ter prefeitos e governadores que acham graça em jogar água fria numa pessoa que está morando na rua às 7:00 da manhã”, finaliza Zulu.

A cracolândia já afeta o estado há mais de 30 anos

Altair Moraes, candidato pelo Republicanos, diz à reportagem que a Cracolândia é um câncer social, e complementa dizendo que por diversas vezes a dispersão dos dependentes químicos não resolveu o problema. “Eles simplesmente se deslocaram para outras regiões próximas e continuaram se drogando e praticando crimes. Por isso, há necessidade de ações conjuntas da prefeitura e dos órgãos estaduais competentes para resolver o problema”. 

Rafael Moreno, do PMB, enxerga que a questão da Cracolândia envolve a polícia militar do estado de São Paulo, e diz acreditar que sem a internação compulsória, não há solução alguma, “Chega uma hora que a família perde o controle sobre eles. Não adianta, o único jeito é a internação compulsória”. Moreno ainda pontua que a Cracolândia não se trata apenas de uma questão de segurança pública. Para ele, o governo precisa fazer parcerias e arrumar empregos para que os dependentes saiam de lá trabalhando, e que tenham um recomeço. 

Para Alexandra Abreu, do Partido Novo, “não  tem mais como a cidade de São  Paulo  ficar nessa situação”. Segundo ela, a população da capital não pode mais andar tranquilamente pela cidade, com o medo constante de ser assaltado. Alexandra finaliza dizendo ser triste ver essas pessoas vivendo em situação de vulnerabilidade, e que é a “degradação do ser humano” que ali está naquele local. Assim como Moreno e Silmara, ela é adepta da internação compulsória e que depois de tratados, os usuários sejam qualificados, possam ter um trabalho e assim “conquistar o seu espaço”. 

Se as operações policiais são um sucesso ou não, depende. É fato que os conflitos desencadeados pelas ações policiais preocupam os moradores e os donos de comércios do centro, e muitos pensam em fechar as portas. À noite, relatos de grupos quebrando estabelecimentos e criando confusão são cada vez mais recorrentes.

Monica Seixas, candidata à reeleição do PSOL, diz que a questão dos dependentes químicos vai muito além da segurança pública, e se trata de uma questão de saúde pública que deve ser discutida em todas as esferas. “ Sabemos que essa é uma questão que não será resolvida a curto prazo. É preciso investir e cuidar da base da sociedade, desde a infância”. A mesma defende a criação de uma proposta de redução de danos, com a criação de centros de acolhimento aos usuários, e “tratar os dependentes químicos não com operações policiais, mas sim com ações cuja a base seja a assistência social”.

Alexandra Abreu, do Novo, complementa dizendo que só a política não acabará com a Cracolândia, e que é necessário “integrar as polícias civil, militar, a GCM, e combater o tráfico.” Além de acesso à saúde e assistência social para esses dependentes. 

O que vem sendo feito está gerando algum resultado positivo?

Em junho de 2021, a Polícia Civil deflagrou pela primeira vez a Operação Caronte no centro de São Paulo. O objetivo era combater o tráfico na região da Cracolândia, ou como ficaram conhecidos os bairros onde o consumo e o comércio de drogas acontece quase livremente. Um ano depois, em junho deste ano, a polícia realizou mais uma fase da operação com 75 mandados de prisão e prendeu 111 pessoas além de apreender toneladas de drogas.

Em maio deste ano, 650 oficiais participaram da sétima ação da operação Caronte, cujo único objetivo era tirar os usuários, e suas barracas, da Praça - apontada como nova Cracolândia. Vinte pessoas foram presas e levadas para a delegacia de Santa Cecília (77º DP). Na sexta ação, realizada em 14 de abril, 22 mandados de prisão e seis de buscas e apreensão foram autorizados na Praça. Desde o início das operações policiais, os usuários se espalharam em pelo menos 16 pontos da cidade.

“Fizemos apreensões expressivas aqui na seccional centro. Apreendemos 600 kg de cocaína que concluímos ser destinados ao abastecimento da Cracolândia”, afirma Roberto Monteiro Dias, delegado titular da 1ª Delegacia Seccional, responsável pela região central de São Paulo. Para sustentar essa tese, a polícia baseia-se também em prisões feitas nos últimos meses. 

O candidato Altair Moraes, que também é apresentador do quadro “Alto Aí” do Cidade Alerta, na Record TV, relata que acompanhou de perto o trabalho dos policiais civis e militares na Cracolândia, e que “é preciso aprender com os erros do passado'' e que não há como se ter uma ação única na Cracolândia.

Não é estranho que candidatos a deputados estaduais pelo estado de São Paulo, de diferentes espectros políticos, enxerguem que é necessário mudar a forma que o problema está sendo tratado. É fato que o problema da Cracolândia persiste, e, enquanto for tratado como área de lazer de criminosos, e não como real problema de saúde e segurança pública, estará longe de ser resolvido.

Tags:

Cidades

path
cidades

Comportamento

path
comportamento