Comunidade puquiana reage ao retorno do JUCA

Após dois anos de pandemia, os Jogos Universitários de Comunicação e Artes (JUCA) têm previsão para retornar em junho no interior paulista
por
Jorge Nagib Koike Salomão, Ligia de Toledo Saicali, Manuela Nicotero Pestana
|
27/05/2022

Os Jogos Universitários de Comunicação e Artes (JUCA) voltarão a ser realizados após dois anos de recesso em razão da pandemia do novo coronavírus. O JUCA conta com a participação de diversas universidades no Estado de São Paulo, além de instituições convidadas. Neste ano, o evento será sediado na cidade de São Carlos e, assim como em edições anteriores, está previsto para ocorrer entre os dias 16 e 19 de junho, durante o feriado de Corpus Christi. 

As faculdades de Comunicação e Artes participam por meio das atléticas, entidades voltadas principalmente para o esporte e para a organização de festas. Entre as confirmadas, estão: Galoco (FMU), Fênix (UNIARA), da UEL, Grifo (Anhembi Morumbi), Belas Artes, Cásper Líbero, ECAtlética (USP), Metodista, Comunica Puccamp (PUC-Campinas), Atlética do Pucão (PUC-SP) e Coelho (São Judas). A Universidade Presbiteriana Mackenzie volta a integrar o evento depois de ter sua associação atlética expulsa devido à presença de esportistas em situação  irregular na edição de 2018. 

Ainda por conta da pandemia, este JUCA será especial em muitos sentidos. Isso porque, além de ser o primeiro para muitos estudantes que ingressaram na Universidade durante o ensino remoto, também prevê a participação de ex-alunos formados em 2018, 2019, 2020 e 2021, oferecendo a oportunidade para muitos viverem a experiência uma última vez. É o que explica o presidente da Atlética de Comunicação e Artes da PUC-SP, Gabriel Tomé: “Bate uma ansiedade enorme saber que depois de dois anos a gente pode voltar de fato pro JUCA e viver tudo que nós estávamos privados nesses dois últimos anos de pandemia, e apresentar isso para as novas pessoas tem sido uma missão e tanto para nós da Atlética”. 

Tomé assumiu a gestão da Atlética em junho do ano passado, ainda em meio às incertezas trazidas pela crise sanitária que o Brasil e o mundo viviam. “Ainda era um futuro incerto, sem saber quanto tempo ia durar a pandemia e se a gente teria o JUCA no ano seguinte”, conta. O presidente da Atlética ainda enfatizou os desafios enfrentados após o retorno das atividades presenciais, marcados por uma “busca incessante por quadras e técnicos e pela retomada da cultura de treinos e trabalho em equipe, além da tentativa de engajar o esporte universitário, que ainda é pouco apoiado”. 

Foto 1
Treino da "Pegada Louca", equipe de futebol feminino da Comunicação PUC-SP (Foto: Jorge Koike)

Apesar das dificuldades, Tomé se mostra otimista com o retorno e a perspectiva de vitórias durante os campeonatos que integram os jogos: “Nós competimos em oito modalidades e os atletas vêm treinando desde fevereiro. A expectativa é que algumas dessas modalidades cheguem às finais”. Ele pontuou a enorme torcida para que a PUC-SP leve de novo a medalha de ouro no tênis de campo, feito que aconteceu no JUCA de 2019 com a atleta Andreia Haddad. 

O clima na PUC-SP é de uma euforia generalizada com a volta dos Jogos Universitários. A aluna do quarto semestre de Jornalismo, Júlia Zuin, conta sobre suas expectativas para seu primeiro JUCA: “Estou extremamente animada e ansiosa por ter entrado na faculdade em 2020, bem no começo da pandemia, e desde então eu anseio muito para que esse momento chegue”. Zuin deve ir como atleta e competir como membro da “Pegada Louca'', apelido carinhoso para o time de futsal da Atlética de Comunicação e Artes da PUC-SP.

“Vai ser muito simbólico curtir tanto as festas quanto os jogos com pessoas que eu conheci on-line. Vai ser uma experiência que eu vou guardar pro resto da minha vida. Não vai ser um JUCA normal depois desses dois anos de tanta espera e angústia nós vamos valorizar ainda mais o que é estar juntos, literalmente juntos”, afirma Zuin sobre o evento.

Foto 2
Treino da "Pegada Louca" (Foto: Jorge Koike)

Além da sede por socialização e integração, o JUCA também acende a chama de competitividade dentro dos Atletas, que enxergam o acontecimento como uma chance de praticar os esportes que amam e representar a PUC-SP. O Diretor de Modalidade (DM) de Handebol, Caio Moraes, conta sobre suas expectativas para seu terceiro e último campeonato: “Todo esse período de quarentena sem poder encontrar os amigos, treinar e jogar junto com o time foi muito difícil de levar, então essa volta aos Jogos vai ajudar muito a recuperar meu espírito universitário”, relata. 

As preocupações rondando a pandemia também surgiram. Questões sobre como as medidas sanitárias serão mantidas, mesmo sem a obrigatoriedade do uso de máscaras, e um certo temor pela possibilidade de alta nos casos foram levantadas pelos alunos da PUC-SP. No entanto, de acordo com Tomé, sua maior preocupação não é relacionada à Covid e sim financeira. “O pacote deste ano está o dobro do preço do que foi em 2019, e a gente vê que o cenário econômico do país vem impactando diretamente nos valores, o que pode afetar as pessoas deste JUCA em específico”. 

Foto em destaque: Jorge Koike
 

Tags:

Esportes

path
esportes