Por Gabriel Dalto Borelli
Não é segredo que o bem-estar físico e psicológico são elementos importantes que precisam ser pautados e requerem mais atenção. Segundo a ONU, o equilíbrio entre ambos os fatores é fundamental para uma vida saudável, especialmente para idosos.
A terceira idade envolve um grupo de populacional de faixa etária mais avançada e, portanto, requer manutenções pontuais para atingir um equilíbrio corporal e mental. Algumas atividades, por mais diversas, são cruciais para elevar a autoestima e trazer um bem-estar ao indivíduo; dança, exercícios físicos, leitura, entre outras práticas podem ser algumas das alternativas para atingir o estado de satisfação pessoal.
Segundo o Ministério da Saúde, a prática de atividades físicas é essencial para melhorar as habilidades cognitivas, de socialização e autonomia do corpo. Jurema Sinocca, de 80 anos, que sentia dores e imponência nos músculos inferiores, buscou meios para contornar a situação. Orientada por médicos e impulsionada pelos conselhos de seus netos, ela então começou a frequentar a academia, a fim de acabar com o incômodo que afetava suas pernas. Atualmente aposentada, constantemente se sentia incapaz e dependente; entretanto, com pouco tempo desde o início da prática da musculação, já notou resultados, como por exemplo, o aumento de sua autoestima. O ponto chave para uma nova percepção dos limites de seu corpo foi justamente a forma com que conseguiu realizar os exercícios exigidos pelos profissionais.
Os exercícios também a fizeram deixar de lado alguns hábitos retrógrados que faziam parte de seu cotidiano, como o de fumar e consumir café acintosamente - especialmente em horários não recomendados. Eventualmente, as atividades físicas passaram a se tornar rotineiras, despertando outro interesse: a yoga.
A yoga é uma prática de origem indiana que busca alinhar o corpo e a mente. As posturas da atividade, conhecidas como “asanas”, podem envolver o trabalho de diversos músculos diferentes e concentração psicológica. Segundo professores e especialistas, o exercício pode trazer benefícios notórios para a saúde física e mental; confira alguns: maior condicionamento físico; fortalecimento das musculaturas; melhora da postura corporal; maior flexibilidade; reduz o nível de ansiedade e estresse; dentre outros fatores positivos.
De acordo com a prefeitura de São Paulo, em 2024, a busca por práticas como yoga e meditação cresceu em 55% em relação ao ano anterior. Segundo a ONU, atividades do gênero passaram a receber mais atenção no ápice da pandemia de Covid-19, em 2021.
Antes de realizar constantemente as atividades físicas, Jurema tinha o estresse como um fator recorrente no cotidiano. O yoga trouxe mais serenidade e espiritualidade e atividades como cozinhar e caminhar, por exemplo, passaram a se tornar mais fáceis de lidar. Com o conjunto de yoga e musculação, disposição e energia se tornaram elementos indispensáveis para encarar o dia a dia, superando antigos obstáculos, como por exemplo, se agachar. Com a confiança restabelecida, dessa vez um hobbie - até então adormecido devido ao incômodo em sua perna - voltou a interessá-la.
O hobbie em questão era a dança, uma paixão que envolve um aspecto emocional. A atividade a ajudou a superar uma fase depressiva, em que conseguiu se reconectar com suas amigas e se divertir quando estava nas pistas.
Hoje em uma fase muito melhor, ela se descreve uma pessoa completa novamente, conseguindo atender as demandas que o cotidiano impõe sem muitas dificuldades, e acima de tudo, com leveza. Os sábados que antes representavam um dia de ficar assistindo televisão em casa, atualmente já é encarado como um dia de lazer em que vai dançar e se divertir acima de tudo, aproveitando o que a vida oferece.
Carlos Netto, médico e profissional de educação física, explica que a relação entre início de atividades novas e aumento de autoestima é comum e consequências benéficas já são algo esperado. Segundo ele, que também é personal trainer, muitos de seus alunos da terceira idade começam a frequentar a academia com a premissa de se sentir melhor fisicamente, e acima de tudo psicologicamente.
O médico explica que com poucas semanas e constância, os resultados já são evidentes. Jurema é mais um dos episódios explicados pelo personal, que abrange uma situação de ações e consequências. Nessa ocasião, envolvendo o início de atividades como musculação, yoga e dança, o resultado se resume em melhora de resposta corporal, coordenação motora, aumento de autoestima e equilíbrio entre bem-estar físico e mental.
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população idosa no Brasil é referente a 15% dos mais de 203 milhões de habitantes. Ainda segundo o órgão, cerca de 9 milhões de idosos realizam atividades físicas.