Cinco vice-governadores assumiram o governo de São Paulo nos últimos seis mandatos. Quatro deles herdaram a posição porque os titulares deixaram o posto para disputar as eleições presidenciais. Apesar da forte presença das figuras dos vices no estado, para o pleito deste ano, dois dos três principais nomes foram definidos somente nas duas semanas finais do prazo de registro de candidaturas, encerrado em 15 de agosto.
Fernando Haddad (PT) designou Lúcia França (PSB) no dia 5 de agosto. Rodrigo Garcia (PSDB) confirmou Geninho Zuliani (União) no dia anterior — nome que quase sofreu impugnação após ser contestado pela Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE-SP) por contas rejeitadas e por ter sido condenado por improbidade quando era prefeito de Olímpia. O único dos três principais candidatos que já tinha um vice definido previamente era Tarcísio de Freitas (Republicanos), com Felício Ramuth (PSD), em uma chapa estabelecida desde o início de julho. O deputado federal Vinicius Poit (NOVO) teve a sua candidatura confirmada para o governo do estado de São Paulo no final de julho, tendo como vice Doris Alves (NOVO). Elvis Cezar (PDT) confirmou no dia 4 de agosto que a sua vice seria Gleides Sodré (PDT).
Diante da importância da escolha de nomes para a formação das chapas, a diversidade na identificação da figura dos vices foi interesse de alguns candidatos. "Temos o exemplo da Marina Silva (Rede). O Haddad foi atrás dela, porque seria uma boa vice e ocuparia esse espaço de diversidade por ser preta, mulher e com pautas. Mas ela recusou por suas divergências com PT e também porque preferiu ser candidata à deputada federal", comenta o cientista político e professor da PUC-SP, Eduardo Viveiros. Essa mesma pressão para o fechamento da chapa era colocada sobre o candidato Rodrigo Garcia, antes de definir Geninho para a posição.
O trampolim de governadores
São Paulo é a unidade federativa mais populosa e rica do Brasil. Dessa forma, a disputa pelo cargo de governador deste estado é considerada a segunda mais importante do país, atrás somente da corrida presidencial.
“Você tem um estado que é protagonista no país em uma área que é muito fundamental para o eleitor decidir o voto: a economia”, aponta o cientista político, Henrique Curi. O pesquisador da Unicamp explica que é um processo quase natural os governadores de São Paulo se verem num “protagonismo de abrangência natural para tentar um cargo no maior âmbito.”
O início dessa sequência de substituição de cargos começou em março de 2001, quando Mário Covas precisou se afastar do governo do estado por motivos de saúde. Na ocasião, o vice-governador Geraldo Alckmin assumiu – pela primeira vez – o governo de São Paulo. Alckmin foi reeleito em 2002 e governou até março de 2006, quando deixou o cargo para concorrer à eleição presidencial daquele ano. Seu vice, Cláudio Lembo, assumiu o posto.
Eleito em 2006, José Serra governou São Paulo até abril de 2010, quando o tucano abandonou o cargo para disputar a presidência da República contra Dilma Rousseff — que, em outubro, resultou na vitória da rival petista. Nesse cenário, o estado paulista passou a ser governado por Alberto Goldman.
Alckmin venceu a eleição estadual em 2010 e, pela terceira vez, assumiu o governo de São Paulo – seguido por uma reeleição, em 2014, que consolidou o seu quarto mandato. Em 2018, quando já não podia concorrer à reeleição, decide disputar o cargo à presidência da República – processo que resultou na eleição de Jair Bolsonaro. O vice de Alckmin, Márcio França, completou o mandato até dezembro do mesmo ano.
O caso mais recente aconteceu com João Dória que assumiu o posto de governador de São Paulo em janeiro de 2019. Sua gestão, entretanto, ficou incompleta quando o tucano decidiu abandonar o governo ainda no primeiro mandato para concorrer à presidência da República em abril de 2022 — em uma tentativa frustrada de se lançar com um nome da “terceira via”. Assim, São Paulo passou a ser governado pelo vice, Rodrigo Garcia.
A figura do vice
Historicamente, no Brasil, o vice nasceu em um período em que a comunicação era menos acessível do que nos dias atuais. Hoje, em um contexto de era tecnológica e digital, em que governantes conseguem atuar à distância, o papel desempenhado por esses cargos políticos também se transformou, ganhando outras finalidades.
“O vice faz um aceno ao eleitorado”, pontua Curi. Assim, “chapas puras”, formadas apenas por um partido, limitam a quantidade de votos a um tipo de público somente. A preferência, portanto, é por nomes pertencentes a siglas diferentes na hora de fechar as chapas, em uma tentativa de conquistar mais apoio entre a população ao mostrar que determinada candidatura está mais aberta para além de um partido só.
De acordo com o especialista, o vice será mais importante em candidatos que estão bem definidos no espectro ideológico de polarização. Logo, partidos que não se definem nem à direita ou nem à esquerda não têm tanta necessidade de ter uma figura distinta.
Quando a formação de chapa deixa de ser fundamental para acenar a um eleitorado específico, um vice pode auxiliar na articulação política. “É importante ter um vice que seja habilidoso com outros políticos, que seja uma figura importante na relação que vai se estabelecer com o legislativo, por exemplo”, aponta Curi.
O candidato a vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth se enxerga cumprindo essa função. “O Tarcísio [candidato a governador da chapa] ainda não tem experiência política e eu vou poder ajudá-lo, ao longo do mandato, com a minha experiência”, afirma o ex-prefeito de São José dos Campos ao Contraponto Digital.
Ramuth acredita que existem dois tipos de vice, dependendo da abertura do governo. “Existem muitos vices que acabaram tendo um papel de coadjuvante. Do ponto de vista público, pouca gente sabe quem são os vices, mas internamente ele pode ajudar, dependendo do espaço que vão abrir para sua atuação”, complementa.
Nessa mesma linha de pensamento, Lúcia França, vice de Fernando Haddad, declara ao Contraponto Digital: “Nós dois, um não se elege sem o outro. Na nossa legislação, precisamos dessa união para sermos eleitos, então é claro que os dois têm importância. E eu não pretendo fazer um papel figurativo.”
Vices e inclusão na política
Há também uma demanda do eleitorado por um número maior de membros da comunidade LGBTQIA+ e, principalmente, de mulheres e negros. Apesar da maior parte da população brasileira ser composta, atualmente, por negros (56%) e mulheres (51%), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estes grupos seguem sendo pouco representados no meio político.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que, para as eleições gerais deste ano, 49% dos candidatos são autodeclarados pretos ou pardos. As mulheres representam 33% do total das candidaturas. Na disputa pelo governo do estado de São Paulo, os cinco primeiros colocados nas pesquisas eleitorais são homens brancos.
A questão da representatividade aparece como fator decisivo na formação de chapas: candidatos buscam vices para contrapor essa identidade. “Nós já tivemos 164 governadores e vice-governadores no estado de São Paulo eleitos ou nomeados. Nunca tivemos uma mulher. Nunca”, destaca Lúcia França.
Portanto, a figura do vice atua também como um fator de legitimidade para a candidatura, cumprindo o papel de representatividade de grupos pouco representados na política. “Essa é uma preocupação atual do eleitorado. Então, hoje, como você faz só uma reunião de cabeças brancas? Como você faz uma chapa só com homens brancos sexagenários héteros? Nos últimos anos, se tornou uma preocupação que essas pautas identitárias sejam colocadas em questão, que exista uma representatividade maior desses grupos”, afirma Curi.
Apesar da importância e da necessidade de construção de candidaturas que sejam plurais, formadas por candidatos representativos, Eduardo Viveiros alerta que esse processo deve ser feito em defesa de pautas relacionadas à diversidade e não somente para criar uma falsa imagem para o eleitor.
“É um fenômeno sociológico, político e cultural da existência de uma preocupação e de uma militância em defesa desses assuntos. Nessa eleição, houve uma atenção na escolha de candidatos para o fechamento de chapa justamente por entenderem que os eleitores estão mais atentos a essa questão”, conclui Viveiros.