Afinal, games fazem bem ou mal?

Talvez um dos tópicos mais discutidos da atualidade é se videogames fazem bem ou mal. E a resposta pra isso não é de forma alguma simples.
por
Henrique Araujo Lino da Silva
|
07/11/2021

Duas pessoas com controles jogando videogameImagem: Reprodução

 

Talvez um dos tópicos mais discutidos da atualidade é se videogames fazem bem ou mal. E a resposta pra isso não é de forma alguma simples, mas numa constatação rápida podemos dizer que, há benefícios e malefícios dos jogos.

Tentando não ficar muito técnicos, vamos falar sobre os jogos como a tecnologia e o meio que representam. Em seu livro de 2006 “How Computer Games Help Children Learn” (Como jogos de computador ajudam as crianças a aprender), David Williamsom Shaffer traz um conceito muito interessante de outro autor, o estudioso de mídia Marshall McLuhan, que diz que “conteúdo” é como um pedaço suculento de carne que um ladrão usa para distrair um cão de guarda.

Além disso, há jogos que tratam diretamente do conhecimento aprendido na escola, como os que tratam diretamente da história: Assassin's Creed é provavelmente a estrela do gênero. Apesar do aspecto violento do jogo, as edições recentes incluem o “Modo de Descoberta”, que transforma a experiência em um passeio tranquilo, como uma visita guiada a um museu. Tudo usando as incríveis imagens e recriações que a tecnologia atual permite.

Jogar videogames, incluindo jogos de tiro violentos, pode impulsionar o aprendizado, a saúde e as habilidades sociais das crianças, de acordo com uma revisão de pesquisa sobre os efeitos positivos do jogo a ser publicada pela American Psychological Association.

Embora uma visão amplamente aceita sustente que jogar videogame é intelectualmente preguiçoso, esse tipo de jogo pode, na verdade, fortalecer uma gama de habilidades cognitivas, como navegação espacial, raciocínio, memória e percepção, de acordo com vários estudos revisados ​​no artigo. Isso é particularmente verdadeiro para videogames de atirador que costumam ser violentos, disseram os autores. Uma meta-análise de 2013 descobriu que jogar videogames de tiro melhorou a capacidade do jogador de pensar sobre objetos em três dimensões, assim como cursos acadêmicos para aprimorar essas mesmas habilidades, de acordo com o estudo. "Isso tem implicações críticas para a educação e o desenvolvimento da carreira, já que pesquisas anteriores estabeleceram o poder das habilidades espaciais para o desempenho em ciência, tecnologia, engenharia e matemática", disse Granic, um dos autores do projeto. Esse pensamento aprimorado não foi encontrado em outros tipos de videogame, como quebra-cabeças ou jogos de RPG.

Jogar videogame também pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades de resolução de problemas, disseram os autores. Quanto mais adolescentes relataram jogar videogames estratégicos, como jogos de RPG, mais eles melhoraram na resolução de problemas e nas notas escolares no ano seguinte, de acordo com um estudo de longo prazo publicado em 2013. A criatividade das crianças também foi aprimorada por jogar qualquer tipo de videogame, incluindo jogos violentos, mas não quando as crianças usaram outras formas de tecnologia, como um computador ou telefone celular, outra pesquisa revelou.

Afinal, quem de nós, sem estudar arquitetura e mexer em programas complexos, poderia projetar uma casa mobiliada inteira se não em jogos como The Sims? A tecnologia, no fim das contas, mudou o que significa saber algo e saber fazer algo. O potencial de ensino que isso tem é inegável — no entanto, não está livre de problemas.

Os videogames também podem acabar trazendo alguns contratempos para a vida das pessoas. Certamente a maior polêmica em torno dos videogames é a questão da violência: muitos jogos são baseados em brigas entre personagens, no uso de armas de fogo ou mesmo em cenas perturbadoras como desmembramentos e decapitações. Jogos controversos (e em alguns casos até proibidos) incluem Mortal Kombat, Doom e Call of Duty.

Em artigo completo de 2019, a americana Vox entrevistou indivíduos que criticaram a violência, dos jogos entre outros que viram mais críticas sobre o assunto.

O artigo, claro, se volta para a realidade dos Estados Unidos, onde muitos incidentes envolvem tiroteios em escolas. Em conclusão, dois estudiosos afirmam que os videogames não se devem à violência e aos incidentes armados nas escolas, mas também seria ingênuo afirmar que não tem absolutamente nada a ver com incitações violentas.

O grande problema é que muitos políticos acabam usando os games como bode expiatório: é fácil criticar um determinado meio de comunicação e dizer que ele é o culpado por todos os problemas de violência no país, principalmente quando se trata de um setor com pouca influência política. A indústria de armas, pelo menos nos Estados Unidos, tem muito poder de lobby, o que levou à decisão tola do Walmart de banir os jogos de suas prateleiras em 2019, enquanto continuava a vender armas nas lojas.

 

Mas afinal: existe uma conclusão?

Sim e não, como vimos, videogames podem estar em ambos extremos da discussão, o mais recomendado é a cautela. Jogar em si não faz mal, os problemas começam quando a jogatina se torna um vício e afeta sua saúde e julgamento. Jogue para passar o fim de semana com os amigos, jogue para se divertir um pouco depois de um dia cansativo.

Em uma de suas sessões conclusivas, Shaffer traz uma colocação excelente para quando a assunto envolve crianças: ele diz que há jogos bons e ruins, assim como há livros bons e ruins — e a única forma de garantir que seu filho esteja lendo um bom livro é ser, você mesmo, alfabetizado, alguém que pode ler e decidir qual livro é o melhor para ele. Se você fosse analfabeto, dificilmente saberia qual livro é ruim e prejudicial, não é?

 

E de uma forma mais simples?

Mas afinal de contas, como jogar pode nos ajudar de fato? Falamos que pode causar ambos malefícios e benefícios, passamos pela exposição a violência e ao vício, mas também falamos de aprendizado nas crianças e como isso as ajuda a aprender mais fácil. Aqui vão 10 benefícios de jogar videogame:

1. Os videogames podem melhorar a destreza manual.

Jogos baseados em controle podem ser ótimos para suas mãos. Em um estudo envolvendo um grupo de cirurgiões, os pesquisadores descobriram que aqueles que jogaram videogame foram mais rápidos na execução de procedimentos avançados e cometeram 37% menos erros do que aqueles que não o fizeram. Os videogames especiais também têm sido usados ​​como fisioterapia para ajudar as vítimas de derrame a recuperar o controle de suas mãos e pulsos.

 

2. Os videogames podem aumentar a massa cinzenta do seu cérebro.

O jogo é realmente um treino para a sua mente disfarçado de diversão. Estudos mostraram que jogar videogames regularmente pode aumentar a massa cinzenta no cérebro e aumentar a conectividade do cérebro. (A massa cinzenta está associada ao controle muscular, memórias, percepção e navegação espacial.)

 

3. Os jogadores podem ter melhores habilidades sociais.

O estereótipo de uma pessoa tímida que usa videogames como uma forma de escapar não é o que o jogador médio parece. Pesquisas anteriores envolvendo crianças descobriram que aqueles que jogavam mais videogames eram mais propensos a ter boas habilidades sociais, desempenho acadêmico melhor e desenvolver relacionamentos melhores com outros alunos devido ao componente social e colaborativo de alguns tipos de jogos.

 

4. Os jogos podem ensiná-lo a ser um solucionador de problemas melhor.

Jogos de mundo aberto, baseados em missão e de vários níveis são projetados como quebra-cabeças complexos que levam várias horas para serem resolvidos. Ocasionalmente, a solução varia de acordo com suas ações no jogo. Aprender a pensar com os próprios pés e criar estratégias em um ambiente de fantasia acelerado é uma habilidade que pode ser traduzida para o mundo real. Um estudo de longo prazo publicado em 2013 mostrou que crianças que jogavam jogos baseados em estratégia mostraram uma melhora nas habilidades de resolução de problemas - e, portanto, tendiam a obter notas melhores - no próximo ano letivo.

 

5. Você pode se tornar mais fisicamente ativo como jogador.

A maioria dos principais consoles agora tem a tecnologia para tirar os jogadores do sofá e colocá-los de pé. O futuro dos jogos de RV levará as coisas a um nível totalmente novo. Os programadores de jogos móveis também começaram a criar jogos que são jogados no espaço físico, construindo-os em torno de dados de localização do mundo real e inspirando os jogadores a se deslocarem para avançar no mundo virtual.

 

6. Os videogames podem melhorar sua visão.

Contanto que você não fique olhando para a tela por 10 horas seguidas (ou sentado a meio metro de distância), jogar videogame pode realmente melhorar a visão. Em um estudo, 10 alunos do sexo masculino que não eram jogadores foram treinados por 30 horas em jogos de ação na primeira pessoa e depois testados contra 10 não jogadores. Os alunos que jogaram foram capazes de ver objetos com mais clareza em espaços desordenados por causa da resolução espacial aprimorada. Eles foram capazes de treinar seus cérebros para ver detalhes menores, porque em cada jogo, esses detalhes acabaram sendo importantes.

 

7. Os videogames podem ter benefícios para a saúde mental.

Estudos mostraram que alguns videogames podem melhorar o humor e melhorar o ritmo cardíaco - um sinal de que também podem ajudar a aliviar o estresse. A correlação (não causalidade) entre videogames e estresse foi refletida em vários estudos não relacionados, razão pela qual os videogames têm sido usados ​​em terapia por mais de uma década.

 

8. Eles são uma maneira divertida de ser induzido a aprender.

Existem jogos de vídeo em quase tudo. Logo no início, os desenvolvedores perceberam que os videogames podem ser usados ​​para melhorar as habilidades de leitura e matemática. Hoje, existem jogos que incorporam história mundial, culinária, política, química, arquitetura e outros tópicos aos quais você pode não ter sido exposto na escola.

 

9. Os videogames podem inspirar você a ser mais persistente.

Com os videogames, você ou vence ou continua tentando, aprendendo com seus erros à medida que avança até atingir a meta. Por isso, alguns pesquisadores e educadores argumentam que os videogames podem ensinar as pessoas a serem mais confiantes e a trabalhar em prol de seus objetivos, tratando cada passo em falso como apenas mais uma oportunidade de aprendizado.

 

10. Games podem te ensinar e te dar experiências únicas

Você sabia que o jogo mais vendido da história não é nenhum blockbuster? Nem GTA, nem FIFA, nem Call Of Duty, mas o simples e divertido Tetris, aquele mesmo criado em 1984. Que coisa, não é?

Que tal explorar todo o esplendor de Notre Dame como se estivesse lá? Ou conhecer o Farol de Alexandria? Assassin’s Creed te permite explorar vários momentos da história com uma visão sem igual.

E que tal explorar uma galáxia inteira? No Man’s Sky consegue gerar 18 quintilhões de planetas para você explorar, cada um diferente do outro.

E que tal Microsoft Flight Simulator 2020? O jogo dispõe de literalmente todos os aeroportos do mundo para você decolar e aterrissar. Além de reproduzir a superfície do planeta inteiro em 3D.

Jogos conseguem te proporcionar coisas únicas que você não conseguiria em nenhum outro lugar e devemos reconhecer isso

Tags:

Cultura e Entretenimento

path
cultura-entretenimento